(12)98195-5068 (12)3843-3038

Pousada Aldeia da Lagoinha

MENU DE NAVEGAÇÃO

Ruínas da Lagoinha

Ruínas da Lagoinha

Ruínas da Lagoinha

Muito além da beleza, história e mistério, foi a fazenda da Lagoinha que mantém ainda de pé um conjunto de patrimônio histórico, arquitetônico e natural mais próximo às pessoas e preservado da região. 

Imponente, as ruínas da Casa Sede da Fazenda e em seu contexto poços, trilhas, fauna, flora e cachoeiras de tirar o fôlego.

As ruínas pertenciam à família do Capitão Romualdo e que eram produtoras de café e cana de açúcar. Para engarrafar a cachaça foi então construída a fabrica de vidros, que na realidade era para produzir garrafas. Existem ainda trechos e objetos deixados pelos antigos moradores como vestígios de rocas por toda a sua extensão. As janelas e suas venezianas eram as primeiras da região a abrirem para fora, o vidro teria de ser mostrado aos outros pois era chique tê-los. Ao lado um sistema de abastecimento de água que atendia as necessidades da sede. Para quem chega à localidade não imagina de que sua várzea foi muito produtiva. Ao fundo da sede, existem muitos lugares que foram transformados por conta das necessidades da época, alguns pontos são dotados de muitos mistérios, como por exemplo, a caverna que tem acesso por baixo da trilha, percebe-se que ela já teve muito espaço e hoje só passa uma pessoa por vez, mas por questão de segurança é bom apenas apreciar e tentar entender.